A vida atravéz do produto


   Rapadura ... 
... um produto agrícola, comum, fácil de ser comprado e por um preço razoável, mas vendo a vida de uma jovem produtora de rapadura me fez ver que a maioria dos consumidores não faz idéia  de como esse produto é feito e que pode ser o meio de sustentabilidade para alguém, que é o caso da famíla de Joelma. Joelma, uma moça trabalhadora e inteligente, que desde nova vive na zona rural ajudando seus pais com o trabalho agrícola  e os afazeres de casa.
   Toda terça e quinta-feira ela e sua família acordam cedo para trabalhar, o processo para fabricar a rapadura é bem longo e pode durar horas.


cana sendo moída



bagaço da cana depois de moída sendo levado para secar
 

                               



O bagaço seco da cana é usado como lenha para esquentar a tacha









Canoa onde a rapadura é colocada para secar e ser cortada








   Nas fotos acima mostra o processo de fabricação da rapadura, ela é feita do caldo de cana, para extraí o caldo, a cana é moída, depois o caldo é coado e levado para uma tacha onde ele é fervido e batido durante horas ate ficar no ponto. O caldo depois é colocado na “canoa”, e após endurecer a rapadura é cortada e embalada.              
  
   Além da rapadura em formato “tijolinho”, também é feito o açúcar e o granulado, o processo é quase o mesmo, o caldo só deve ficar sendo batido mais tempo na tacha.


Açúcar
 

Granulado


   O meio de transporte que é usado para as vendas é a carroça, as rapaduras são vendidas para supermercados e também para clientes antigos.
   


   Joelma está noiva, e através de seu trabalho ela constrói sua casa com a ajuda de seu noivo. O mais legal é que ela não deseja abandonar as suas raízes, pretende manter o trabalho, pensa em fazer algum curso no futuro, e não troca sua vida por nada.